Saber Orçar e Comprar na construção ou reforma gera grande economia.


imprimir
Na construção ou reforma de um imóvel, inevitavelmente os custos são uma incógnita.

Mão de obra ou materiais tem seus valores alterados durante a execução, dois fatores merecem sua atenção, são eles, compra de materiais e mão de obra.

Muito bem vamos falar de materiais, as grandes empresas utilizam a CURVA ABC.

“A curva de experiência ABC, também conhecida como Análise de Pareto, ou Regra 80/20, é um estudo que foi desenvolvido por Joseph Moses Juran, um importante consultor da área da qualidade que identificou que 80% dos problemas são geralmente causados por 20% dos fatores. O nome “Pareto” vem de uma homenagem ao economista italiano Vilfredo Pareto, que em seu estudo observou que 80% da riqueza da Itália estava na mão de 20% da população. E boa parte do entendimento da Curva ABC se deve à análise desenvolvida por Pareto.

Curva ABC recebeu este nome em decorrência da metodologia utilizada, veja a explicação detalhada abaixo:

Classe A: de maior importância, valor ou quantidade, correspondendo a 20% do total;

Classe B: com importância, quantidade ou valor intermediário, correspondendo a 30% do total;

Classe C: de menor importância, valor ou quantidade, correspondendo a 50% do total.”

Fonte: http://www.sobreadministracao.com/o-que-e-e-como-funciona-a-curva-abc-analise-de-pareto-regra-80-20/.

A primeira classe lista os materiais de maior custo, com isto na hora da compra dos materiais, estes devem ter prioridade nas pesquisas de preço para ter uma economia real e relevante na hora da compra. Contudo não estão na sequencia da obra, o que fazer?

Então, tendo uma lista geral dos materiais e, suas quantidades reais que são adquiridas definindo, por exemplo: espessura do reboco, dimensões das vigas etc. Depois  separa-los por grupos para   realizar a compra de uma só vez  pleiteando assim os descontos em separados e por fim mais um desconto na compra geral. Negociar é a chave, se não sabe negociar convide um amigo que tem esse potencial, pesquise a qualidade dos produtos nos sites dos fabricantes  para não compra gato por lebre e consulte o seu profissional.

Para pesquisa, faça uma lista detalhada dos materiais, faça cópias passe nos mais variados depósitos de materiais e contate um vendedor, deixe a lista e pegue um cartão com telefone.

Prepare uma planilha com os materiais e as lojas e insira os valores marcas e qualidades nos sites, tudo por telefone, verifique marcas e qualidades nos sites, elimine os menos confiáveis.

Feito isto inicie a separação dos valores de maior relevância e concentre as negociações neles. Inicie as negociações  por telefone, anotes os descontos, decida os melhores valores e saia a campo para negociações finais.

As negociações por telefone ganha tempo e combustível e agiliza o processo, é um processo trabalhoso, mas o resultado vale a pena.

O mesmo pode ser feito com a mão de obra,  separando a obra por etapas, exemplo, fundações, estrutura, paredes e painéis etc. bem como pedreiro, servente, carpinteiro eletricista,  custos por  etapa etc.

Negociações pontuais auxiliam no controle de custos, divida os pagamentos por atividades executadas em tempos definidos, por exemplo, a cada quinze dias ou por partes concluídas. 

 

Espero que aproveitem estas  informações.

Por Edson Camilo