MOTIVAÇÃO


imprimir
Motivação é algo fundamental para que haja produtividade e felicidade não só no âmbito profissional, mas também na vida pessoal de qualquer pessoa.

Se verificarmos o sentido exato do termo, vamos observar que a palavra é composta de dois significados: motivo e ação, portanto é preciso que hajam motivos que gerem ações.

O grande inimigo da motivação, com certeza é a rotina, a rotina via de regra, nos leva à acomodação que nos tira a criatividade e nos desmotiva.

Existe uma coisa interessante: o funcionário muitas vezes espera do chefe que este o venha motivar, o chefe espera que o componente da equipe se motive e lhe apresente os resultados esperados e assim a vida segue, cada um esperando do outro a motivação, que na verdade deve ser desencadeada a partir de dentro de cada um.

Na verdade, para se ter motivação é preciso que se tenha entusiasmo e o significado da palavra é: a força imbatível de Deus em nós, ou seja, temos que ter determinação, de forma que nada no meio do caminho possa tirar o desejo de seguirmos em frente e alcançarmos a meta desejada, o que significa termos persistência, um dos segredos dos grandes vencedores.

O grande problema é que as pessoas não se conhecem a fundo, a ponto de poderem afirmar com convicção de que seus desejos de realização estão em determinada área ou atividade, vejam o grande número de jovens adolescentes que não conseguem se definir com relação ao caminho  profissional a seguir e acabam recorrendo aos testes vocacionais.

Conheça  a si mesmo, creio que reside aí a chave da felicidade. Mas uma coisa é certa: se nas coisas mais pequenas que fizermos procurarmos dar valor, até mesmo seguindo o ensinamento bíblico que diz: “tudo que fizeres faças de coração, como se fora para Deus”, com certeza seríamos mais felizes.

Há outra frase que para mim tem muito significado: “todos somos importantes numa orquestra: do piano ao triângulo”. Alguns se autodepreciam por ocupar alguma função que julguem de menor importância, por exemplo: um gari ou faxineiro.

Agora imaginem o caos que seria a cidade, a nossa casa ou a empresa que trabalhamos sem um eficiente serviço de limpeza, seria um nojo e todos nós nos sentiríamos muito mal.

Os empresários perderiam importantes possibilidades de negócios, pois ao receber a visita de um cliente para o fechamento de uma venda, o local causaria uma péssima impressão, o que levaria o cliente a crer que aquele ambiente seria o reflexo da organização como um todo.

 

Marcos Elias Thomaz é escritor, assessor de imprensa e também consultor em Marketing, Vendas e Eventos, formado em Relações Públicas e Jornalismo – marcoset2@terra.com.brwww.comunicarteconsultoria.com.br