Como conseguir um negócio mais rentável e resiliente num ambiente de complexidade


imprimir
O PROBLEMA –  FATOS SOBRE COMPLEXIDADE

Não há dúvidas que quanto maior e diversificada uma empresa for, sua complexidade aumenta de forma exponencial. Por isto as empresas têm que ter uma estrutura de controle e gerenciamento  cada vez maiores, com custos crescentes e muitas vezes terem que contratar consultores de diferentes especialidades,

Neste ambiente de complexidade crescente como conseguir um negócio mais rentável e resiliente?  Não existe outra solução se não medirmos a complexidade. Não se trata a febre de um doente sem saber quão alta está.

 Negócios excessivamente complexos são menos rentáveis e mais vulneráveis, portanto devem ser simplificados.

Simplificação do negócio resulta em  mais resiliência  e aumento do ROI. Uma redução de 1% -5% na complexidade melhora o EBIDTA 5% -10%. Constatamos que em uma empresa multinacional 1% da redução da complexidade pode gerar  uma economia de  US$3M durante o primeiro ano.

Para se beneficiar de tais economias é preciso analisar os dados prontamente disponíveis (Data Warehouse,  Sistemas ERP, Big Data, etc.) Usando uma  solução disponível. O processo tem  cinco passos:

  1. Data Collection e Consolidação: Alertamos que os dados são necessários para implementar o sistema de análise. Balanços Patrimoniais, Demonstração de Resultados, Fluxo de caixa, Índices ou dados específicos de produção são utilizados em conjunto com indicadores Macroeconómicos: preços das commodities, mercado de ações e outros dados  esternos  relevantes.
  1. Processamento de Dados: Analytics é realizada utilizando um SW patenteado e algoritmos proprietários. A análise pode ser executada em  servidores dedicados, em servidores do cliente , na   nuvem.com  dados do cliente, sempre tratados estritamente confidencialmente  e nunca armazenados  ou explorados a não ser pelo  cliente.
  1. Análise da Estrutura do Negócio: O processo de análise identifica todas as interdependências entre os parâmetros do negócio apontando os críticos, bem como as fontes de vulnerabilidade escondida
  1. Análise da Complexidade do Negócio e determinação do Perfil. São produzidas, pela análise, medidas da complexidade e resiliência, e como resultado a capacidade do negócio para melhor competir e sobreviver à turbulências, choques e eventos extremos inesperados. Um ranking é feito dos parâmetros em termos de suas  importâncias relativas no sistema como um todo;
  2. Fortalecimento do Negócio e Estratégia de Simplificação: Uma estratégia específica de simplificação é concebida e com base nas conclusões dos dois ítens  anteriores. A. simplificação do negócio é obtida concentrando-se nos parâmetros  críticos do negócio. Os resultados devem ser sempre  mensuráveis.

Eng°. Luiz F.Sambiase, Presidente da Biz Planner Brasil  www.bizplannerbrasil.com.br