A REALIDADE DE QUEM PRETENDE SER DONO DO SEU PRÓPRIO NEGÓCIO


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A decisão de entrar no mundo dos negócios é muito importante, as estatísticas nos mostram que o empresário tem em media 50% de chance de obter êxito ao iniciar um negocio. O seu sucesso pode ser medido de várias maneiras. Alguns empresários avaliam o lucro, enquanto outros parecem avaliar um sentimento de felicidade em sua vida profissional. Muitas vezes, é uma combinação de muitos fatores. Os empresários têm motivos de sobra para procurar alcançar o sucesso, como controlar seus próprios destinos, obtendo um padrão de vida confortável, e manter-se em contato com sua paixão.

Muitos empreendedores iniciam as empresas por terem uma paixão pelo negocio escolhido. Alguns empresários podem ser refugiados do mundo corporativo, à procura de um maior controle sobre o rumo de suas vidas. Outros podem ser pessoas que se aposentam da vida Corporativa, mas que não querem ficar em casa usando pijamas. A busca de sucesso significa o prolongamento da vida de um negócio e pode também significar manter-se em contacto com a sua paixão em longo prazo. Este sentimento de satisfação pessoal é o que motiva muitos empresários.

Começar um negócio requer um investimento substancial de tempo, dinheiro e outros recursos. Os proprietários da empresa devem trabalhar duro para pagar esse investimento. O que pode significar a utilização de fundos pessoais ou familiares, tomar empréstimos bancários ou dinheiro investido por capitalistas de risco. Nestes casos, num primeiro momento, sair da dívida já é uma forte indicação de sucesso em um negócio, nem é preciso obter lucro. A recompensa é obter um retorno sobre o tempo e o esforço investidos na iniciação de um negócio com perspectivas de crescimento constante.

Para muitos Empresários manter-se vivo através da produção de renda suficiente para cobrir as despesas e os custos operacionais já é motivo de comemoração. Mas além do ponto de equilíbrio, os proprietários se esforçam para obter um lucro plausível em médio prazo, para garantir a própria segurança financeira e o crescimento constante da Empresa.

COMO GARANTIR CRESCIMENTO DO NEGOCIO?

Quando você começou o seu negócio, você provavelmente fez um grande trabalho de pesquisa. Você pode ter procurado a ajuda de assessores; você pode ter colhido informações de livros, revistas e outras fontes prontamente disponíveis. Você investiu muito em termos de dinheiro, tempo e trabalho árduo – para fazer o seu negocio decolar, e agora?

Alguns proprietários de pequenos negócios querem manter uma pequena operação e podem imaginar um crescimento limitado de suas receitas. Outros, no entanto, são motivados com o desafio do crescimento de seus negócios e querem uma grande empresa lucrativa com uma quota de mercado maior. Apesar do maior risco, este caminho pode gerar maiores recompensas pessoais – incluindo o pay-off que pode vir da venda de uma empresa rentável.

AS IMPLICAÇÕES DO CRESCIMENTO DO NEGOCIO.

Quando começamos a viver o mundo dos negócios, aprendemos que as Empresas muitas vezes quebram quando crescem, uma grande empresa é susceptível de ser mais complexa, exigente e trabalhosa. Provavelmente irá requerer maior empenho; e é provável que você terá de gastar mais tempo fazendo controles administrativos , como planejamento financeiro, e precisará de sistemas e pessoas treinadas e capazes de ajudá-lo a criar controles internos e assegurar a precisão das informações geradas.

Você também terá que delegar responsabilidades e investir em mais recursos, tais como instalações, mais equipamentos e mais funcionários. Conforme o negócio cresce, seus custos, despesas e carga de gerenciamento irá aumentar. Dependendo da sua estratégia de crescimento, você pode precisar de fundos. O seu banco é um ponto de partida, mas há outras opções também:

A – Os investidores privados (business angels) podem investir em sua empresa em troca de uma parte de participação no negócio, eles tendem a esperar retornos rápidos.

B – Os amigos e a família podem estar dispostos a emprestar dinheiro.

C – Use um cartão de crédito para financiar o Capital de Giro da Empresa.

Usar um cartão de crédito para financiar o seu Capital de Giro é negócio arriscado, se as parcelas não forem pagas no vencimento. Pagar apenas o mínimo por mês poderá criar um buraco do qual você nunca mais vai sair. No entanto, utilizado de forma responsável, um cartão de crédito pode ajudá-lo a financiar seu contas a pagar.

QUANDO EXPANDIR O SEU NEGOCIO?

Não cometa o erro de tentar crescer muito cedo, espere até obter um período bem-sucedido de vendas que te forneça a prova de que seu modelo de negócio funciona. Este, talvez com alguma pesquisa de mercado básica, também irá dizer-lhe se há demanda suficiente para justificar a expansão e dar-lhe tempo para colocar os sistemas no lugar para fazer frente a um aumento de escala. Trabalhando com uma estratégia de desenvolvimento planejado você poderá medir o seu progresso. Assim você poderá estabelecer os seus métodos, custos, metas e um calendário realista revendo o seu plano de negócios, para incorporá-lo.

AS OPÇÕES DE CRESCIMENTO

Crescimento rápido é mais fácil de ser atingido em setores impulsionados pela inovação e lançamento de novos produtos ou serviços. A maioria das empresas, porem, optam pelo crescimento gradual orgânico que é mais gerenciável e envolve menos riscos.

Há uma série de estratégias:

A – Vender mais para os clientes existentes. Isso pode envolver trabalho duro de médio prazo para construir relacionamentos, e levando mais pessoas a conhecer e comprar seus produtos.

B – Atrair novos clientes através do aumento dos investimentos em promoção e publicidade.

C – Ampliar os canais de venda, ou criar novos. Isso pode incluir, por exemplo, o desenvolvimento de um canal de vendas online.

D – Entrar em novos mercados. Exportar pode ser uma opção de venda para além da sua região, ou desenvolver ofertas para uma forma inteiramente nova de clientes, isso pode também implicar na abertura de novos mercados.

E – A introdução de novos produtos ou serviços pode dar-lhe novos impulsos de crescimento e proporcionar nova visão de seu mercado com uma clara estratégia de seus produtos.

F – Introduzir novas tecnologias para o seu negócio. Melhores equipamentos podem aumentar a sua capacidade e tem o potencial de liberar o tempo de sua equipe se utilizados de maneira eficiente.

G – Criar parcerias com outras empresas. Compartilhamento de recursos e conhecimentos com outra empresa irá permitir o desenvolvimento sem sobrecarga de custos. Ela também abre a porta para contratos do setor público.

H – Entrar em concorrências Publicas, contratos com Órgãos Governamentais podem estimular o crescimento que leva sua empresa a um novo nível. Conforme você aumentar seus recursos, você vai estar em uma melhor posição para ganhar mais contratos.

I – Networking pode apresentar sua Empresa aos potenciais clientes, parceiros de negócios, investidores e mentores.

O CONHECIMENTO UTIL DO CONSULTOR

Quem pretende ter a liberdade de um negocio próprio vai necessitar de conhecimento: experiência para criar, desenvolver, testar, produzir, divulgar e vender seu produto. Para aqueles que desejam ter um negocio próprio sem correr grandes riscos de erros devem também procurar a experiência de uma boa Empresa de Assessoria especializada que irá emprestar o seu conhecimento e ensinar o caminho das pedras.