A consultoria empresarial


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Clipping – Administradores.com.br – Vitor Paulo Maesta – 01/09/16

É um serviço de interação entre uma pessoa e/ou grupo de pessoas independentes, qualificadas e externas com uma organização, para identificação e investigação de situações problemas, de forma a ser recomendado ações e procedimentos para auxiliar executivos e profissionais em sua tomada de decisões.

O trabalho do consultor

Portanto, a consultoria empresarial é dependente do conhecimento e da prática do profissional que irá exerce-la, atuando de forma imparcial e sem relações com a empresa que estiver atendendo, limitando-se ao levantamento dos problemas que possam estar afetando essa organização ou simplesmente prevenindo para que estes não aconteçam, confeccionando sugestões para os seus responsáveis manterem e melhorarem os processos e atividades empresariais, tomando decisões de forma acertada e baseada em informações e conhecimentos técnicos e práticos.

Com base na definição de sua atuação, o consultor empresarial deverá atentar-se aos seguintes quesitos na implementação de seu trabalho:

  • Prover de informações os executivos e profissionais que o contratarem;
  • Trabalhar de forma ética e imparcial;
  • Fornecer diagnóstico que reflita as situações problemas da empresa;
  • Recomendar e prescrever sugestões aos problemas levantados;
  • Oferecer as empresas habilidades e conhecimentos;
  • Estar em evolução contínua em suas especialidades;
  • Acompanhar e as vezes implementar soluções a situações problemas;
  • Criar consenso e compromisso;
  • Ser facilitador do conhecimento e replicar a aprendizagem;
  • Realizar a estruturação do processo decisório e delinear a atuação dos executivos e profissionais;
  • Atuar como ouvinte e no aconselhamento.

Outra situação que deve ser observada pelo consultor empresarial é em que área de conhecimento empresarial irá atuar, ou seja, realizará seus trabalhos em planejamento estratégico, recursos humanos, finanças, custos, produção, logística, etc. É lógico que mesmo o consultor tendo amplo conhecimento, não poderá abraçar todas as áreas, uma vez que, tem de ser o especialista em determinadas situações.

Portanto é melhor saber muito de poucas áreas do que tentar entender tudo e não conseguir suprir as situações problemas que poderão aparecer em setores distintos da empresa. O consultor empresarial deve dedicar-se no máximo a duas, três áreas de conhecimento.

E em sua atuação, o profissional de consultoria executará um processo de trabalho junto ao seu cliente, na figura abaixo é estipulado um modelo, que servirá de base para nortear os serviços a serem executados.

O processo de consultoria empresarial

O processo determina a busca pelo cliente através da divulgação dos serviços de consultoria, que podem ser realizados em ações promocionais ou através da interação dos serviços já realizados que resultem em indicações de trabalho.

Após chegar ao cliente e este tendo interesse nos serviços oferecidos, cabe ao consultor realizar diagnóstico empresarial para o levantamento das situações problemas que deverão ser verificadas e orientadas na empresa-cliente, ao mesmo tempo, já deverá levantar quantidade de horas de trabalho para execução dos serviços de consultoria.

Com base no diagnóstico realizado elaborará a proposta e o plano de trabalho para realizar a negociação com sua empresa-cliente, onde deverá ter domínio do campo de atuação e plenos conhecimentos para a venda do serviço de consultoria.

Em caso de a negociação ser positiva e para iniciar os trabalhos, o consultor empresarial deverá proceder a formalização da proposta de serviços através do contrato de serviços de consultoria e montar um cronograma de ação para desenvolvimento e elaboração dos trabalhos a serem realizados.

O próximo passo é proceder a realização dos serviços que foram contratados dentro de sua área de atuação e de seus conhecimentos, os quais devem periodicamente ser informados através de relatórios e/ou pareceres de consultoria em reuniões para a formalização do feedback a empresa-cliente. Nessa etapa, também pode ser realizado pesquisa de satisfação e de sugestões com a empresa-cliente para que o consultor também obtenha retorno da execução de seu trabalho.

A empresa-cliente poderá expressar mudanças de rumo nos serviços de consultoria empresarial com a apresentação dos relatórios e das reuniões para discussão de resultados, o consultor empresarial poderá se adaptar as novas exigências (dinamismo de mercado), mas sempre observando o que fora contratado e se os valores estipulados irão suprir o trabalho realizado (podendo ser feito adendos ao contrato já fechado ou novo contrato).

Percorrendo todo esse processo de consultoria empresarial está a formação continuada do profissional de consultoria, que deverá estar sempre em aprendizagem, tanto de forma teórica como de forma prática, estabelecendo leituras atuais, pesquisas, cursos, treinamentos, reciclagens, produção de materiais e artigos, entre outros meios.

Para finalizar

A consultoria empresarial é a personificação da melhoria de processos e atividades dentro das organizações que possuem problemas ou querem estar um passo à frente de seus concorrentes.